BLOG

CÓPIAS AUTENTICADAS EM LICITAÇÃO

Ainda é muito comum nos depararmos com editais exigindo a cópia de documentos autenticadas como condição de habilitação em processo licitatório. Ocorre que essa prática é configurada excesso de formalismo e omissão ao poder-dever de realizar diligências necessárias, evitando a ocorrência de prejuízo da finalidade licitatória e da obtenção da melhor proposta.

A Administração Pública deve atenção a todos os princípios que a norteiam, e neste caso em especial, ao princípio do formalismo moderado, que tem a finalidade de evitar o excesso de formalismo, a burocracia desnecessária e o rigor extremo no cumprimento da lei.

O princípio do formalismo moderado se encontra implícito na Lei Federal nº 9.784/99, art. 2º:

Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

(…) VI – adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

(…)

IX – Adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

A atuação da autoridade administrativa que conduz os certames licitatórios deve ser pautada no bom senso, sem exageros, pois mostra-se muito mais assertivo em considerar a ausência de autenticação documental mera formalidade motivadora de diligência e não de inabilitação.

O edital deve obediência aos preceitos e princípios jurídicos e licitatórios, devendo observar e não macular ou dificultar a finalidade precípua da licitação de obter a melhor proposta qualificada, alcançar o melhor preço do bem ou serviço que atenda às exigências técnicas.

Este é o entendimento mais recente do Tribunal de Contas da União sobre o tema. Para saber mais sobre as principais decisões dos Tribunais, continue acompanhando a BNC em todas as redes sociais.

Por Carol Ribeiro | BNC

Compartilhe esta matéria:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
VEJA TAMBÉM

Acórdão 138/2024 Plenário: A Inconstitucionalidade da Exigência de Capital Social Integralizado Mínimo em Licitações

Saiba mais >

ACÓRDÃO 298/2024 PLENÁRIO: FLEXIBILIZAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA EM LICITAÇÕES

Saiba mais >

Experiência e capacitação da comissão de licitação e suas responsabilidades

Saiba mais >

SISTEMA S: CONCORRÊNCIA X PREGÃO

Saiba mais >

Receba as novidades e fique por dentro da BNC!

A BNC está em constante evolução. A frente do seu tempo no mercado de Licitações, pois se tornou referência por ser a plataforma mais moderna e ágil, atendendo na velocidade necessária as mudanças do universo das licitações.

Logo BNC
Av. Monteiro Lobato, 106 - Jardim Carvalho
CEP 84015-480 | Ponta Grossa – PR

Conheça o Mundo das Licitações

5 passos simples de como se tornar um licitante

Guia prático para fornecedores, com oportunidades e dicas detalhadas do que é preciso para participar de licitações.

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade